sábado, 29 de maio de 2010

PARÓQUIA DE SANTA CRUZ 50 ANOS DE CAMINHADA

                              04 de outubro de 1960 a 04 de outubro 2010 / 50 anos de caminhada
       Antes de ser declarada Paróquia os católicos moradores da Vila Nova se reunia para as missas e catequese na capela hoje salão comunitário, conduzia o povo católico o Padre Silvério Mendes, com a chegada do Padre Luiz e aumento da população sentiu a necessidade de uma Igreja maior e em 04 de outubro de 1960 foi criado oficialmente a paróquia de Santa Cruz. O primeiro pároco foi Luiz santa Maria Diezz depois veio o Pe Rocha, e em 1984 chegou o Pe Paulo Quiquita depois de quase um ano e meio sem pároco, neste período tivemos a presença do Pe Avril, sendo Bispo Diocesano Dom Valdir.

Com a chegada do Pe Quiquita passou a se preocupar com a formação das pastorais e teve a necessidade de um espaço físico maior decidiu construir o salão comunitário.
Foi dada autonomia as comunidades buscando a descentralização admistrativo pastoral,
Incentivou a formação de grupos de reflexão em todas as comunidades, incentivou a criação de associações de moradores, em 1987 veio para ajudar as irmãs franciscana Maria Luiza, Terezinha e Marina. Formou então uma equipe de agente pastoral e em 1988 chegou o Pe Tiago e em 1989 a irmã Ana, nesta época varias comunidades foi criada, Nossa senhora de Lourdes, Santa Luzia , Nossa senhora Aparecida, a votação em 1990 do plano pastoral foi com três placas de papel (verde amarelo e vermelho),então foi organizado os trabalho da paróquia.
Tivemos depois Vários Padres, André, Renato, Silvio, Nilso, Edimar, Luiz Cláudio, Miguel, em 2010 Pe Jorge Luiz e o Bispo Dom João.ano que está sendo revisado plano pastoral paroquial.

Devanil Lacerda de Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário